Semana do Meio Ambiente realizada entre os dias 05 e 12 de junho em Corumbá (MS) teve como tema a sustentabilidade.
O Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), participou na semana do dia 05 a 12 de junho, de duas atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Corumbá (MS), por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. A primeira realizada no dia 05, Dia Internacional do Meio Ambiente, foi uma Feira Temática, com o objetivo de promover a importância e a necessidade da preservação do patrimônio natural da região pantaneira.
Realizada no Jardim da Independência, o evento – que deu início à programação da Semana do Meio Ambiente – trouxe à discussão o tema “Sustentabilidade”, contou com a realização de oficinas de aquarela para crianças, atrações musicais, feira dos produtores rurais dos assentamentos da região, distribuição de mudas de plantas, estandes com atividades educativas e orientações ambientais para os presentes. Ao longo da semana, foram realizadas palestras sobre temas relacionados à temática ambiental. Sendo justamente uma delas a segunda atividade realizada pela nossa equipe.
Na escola SESI, do município, nossa equipe educativa apresentou a palestras a todos os estudantes do Ensino Médio. A temática trabalhada foi “O uso da tecnologia na conservação” e contou mais sobre como essas duas áreas se aproximam e quanto são fundamentais uma para outra.
Segundo a bióloga e educadora ambiental do ICAS, Andréia Nasser Figueiredo, a Semana envolveu diversas instituições e parceiros que desenvolvem trabalhos ambientais na região, promovendo o encontro e o diálogo entre pesquisadores, técnicos especialistas, educadores, poder público e a sociedade civil.
“Esse tipo de encontro em uma data tão importante para a sensibilização sobre a conservação da biodiversidade e em um local tão rico em fauna e flora é fundamental para que possamos desenvolver ações integradas que envolvam a comunidade local – que são fundamentais para o êxito das iniciativas que são desenvolvidas por nós e pelos nossos parceiros na região”, disse Andréia.
Evento promoveu oficinas de aquarela para crianças, reuniu produtores rurais dos assentamentos da região, distribuiu mudas de plantas, e promoveu atividades educativas e orientações ambientais
Para a Diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, o apoio do poder público, mais especificamente do executivo municipal, para a realização de ações e iniciativas que visam a defesa da sustentabilidade e do meio ambiente é essencial, pois é um trabalho que só é possível quando é realizado em conjunto e em prol de um bem comum.
“A programação da Semana do Meio Ambiente trouxe uma série de palestras, minicursos e debates que abordaram temas fundamentais para a nossa sociedade, como, por exemplo, a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos, feita pela gestora de Projetos de Desenvolvimento do IMASUL, Luciene Deová, o Fogo e o Pantanal, apresentado pela Gestora Ambiental do IBAMA, Thainan Bornato, e a participação do Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luciano Loubet, que abordou o ‘Aterro Sanitário’, em sua palestra”, disse a Diretora.