Tatu-canastra e tamanduá-bandeira é tema de exposição promovida pelo ICAS no Bioparque Pantanal  

Entre os dias 19 e 30 de setembro de 2022, o ICAS – Instituto de Conservação de Animais Silvestres, em parceria com o com o Bioparque Pantanal, promove a exposição “Nossos Gigantes”, cujo objetivo é apresentar para aproximadamente duas mil pessoas por dia, as características físicas, comportamentais e curiosidades sobre o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira, duas espécies ameaçadas de extinção que são tão importantes e icônicas para a nossa biodiversidade.

A bióloga e educadora ambiental, Andréia Nasser, explica que apesar da relevância ambiental destes animais, eles ainda são pouco conhecidos do público, especialmente o tatu-canastra – o maior de todos os tatus do mundo – e que o envolvimento da comunidade é fundamental para a conservação de espécies que enfrentam o risco iminente de extinção.

“Existe todo um estudo que é desenvolvido por pesquisadores e por uma equipe multidisciplinar do ICAS e de outras instituições de estudo e pesquisa, com o intuito de promover medidas de mitigação eficientes. Mas a efetiva proteção dessas espécies só é possível quando o trabalho é realizado em conjunto com os órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral, ou seja, quando há integração entre os diferentes setores em prol da conservação da fauna silvestres”, disse Andreia.

Previous slide
Next slide

Andreia ressalta que a transformação requer conhecimento e é por isso que as ações de educação ambiental são extremamente importantes para os projetos de conservação de animais listados como ameaçados e/ou vulneráveis à extinção e que toda a estrutura da exposição foi pensada e desenvolvida para ser o mais acessível possível, desde o treinamento dos monitores, altura das informações e o espaçamento ideal para a circulação de PCD`s.

“Ter o apoio e aproveitar toda a visibilidade e a estrutura que o Biopaque oferece para mostrar um pouco mais do trabalho que realizamos com estes dois gigantes e compartilhar informações relevantes com crianças, jovens e adultos, é uma oportunidade única e pela qual estamos muito felizes e agradecidos”, afirmou a educadora.

Segundo a Diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, um dos critérios para a realização de ações de parceiros dentro do complexo de dezenove mil metros quadrados e que possui o maior aquário de água doce do mundo, é que elas tenham relação com os pilares que sustentam o empreendimento, que é a educação ambiental, pesquisa, conservação, inclusão, inovação e lazer.

“Este não é um espaço apenas de contemplação, é um lugar para compartilhar e agregar conhecimento. Queremos que as pessoas possam ter uma experiência única e que elas também possam aprender sobre o trabalho que desenvolvemos aqui e sobre o meio ambiente do qual elas fazem parte. Por isso, quando vamos realizar uma parceria, buscamos por instituições que prezam por estes mesmos valores e que desenvolvem ações com seriedade, como é o caso do ICAS, que executa projetos que estão perfeitamente alinhados com os nossos pilares e com o que acreditamos”, disse a Diretora-geral.

EXPEDIENTE

As visitações no Bioparque acontecem de duas formas:

– Visita agendada

O agendamento é aberto toda segunda-feira, às 8h (Horário de MS), no site oficial para visitas na semana subsequente. O cadastro prévio é destinado para visita individual, grupo familiar (até 6 pessoas), empresas e instituições.

Crianças com dois anos completos precisam estar agendadas para a visita, sendo necessário o CPF do menor. Não será aceito o cadastro da criança no CPF do responsável.

– Visita sem agendamento

O Bioparque Pantanal disponibiliza vagas diárias para visitas sem a necessidade de agendamento. Os interessados precisam pegar uma das senhas entregues no local, por ordem de chegada.

As senhas são individuais e garantem a entrada no mesmo dia e período em que foram entregues.

Dia e horário da entrega das senhas:

Segunda e quarta-feira (distribuição de 500 senhas por dia)

9h30 – 200 senhas

15h – 300 senhas

Terça-quinta e sexta-feira (distribuição de 1000 senhas por dia)

8h – 400 senhas

13h30 – 600 senhas

Sábado (distribuição de 500 senhas por dia)

8h – 500 senhas

Para mais informações acesso o site oficial www.bioparquepantanal.ms.gov.br/informacoes

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FALE CONOSCO

Dúvidas sobre o ICAS? Gotaria de fazer denunciar praticas que ameaçam o meio ambiente? Fale conosco, responderemos o mais breve possível.