Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia do Fazendeiro e a nossa equipe deseja parabéns a esse grupo tão importante para a história e conservação do Pantanal.
Após a Guerra do Paraguai, por incentivo da coroa portuguesa, grandes fazendas de pecuária extensiva foram formadas na região. Desde então, gerações de fazendeiros pantaneiros continuaram desenvolvendo a pecuária que, atualmente, é a principal atividade econômica do bioma. Segue trecho que versa sobre a pecuária tradicional em entrevista conduzida pelo ICAS, com fazendeiros que estão no bioma há gerações:
“Porque tem as nossas culturas, nossas tradições, e se nós não percebemos rápido isso, vai acontecer de muita fazenda ser abandonada e aí com isso vai perder cultura, vai perder história, vai perder tradição, e o próprio bioma. Porque é como diz aquela frase… o boi precisa do Pantanal, mas o Pantanal precisa mais do boi, precisa mais do pantaneiro, porque suja muito rápido.”
A pecuária tradicional é reconhecida por ser uma atividade harmônica e compatível com o bioma, pois o gado é criado em pastagens naturais e os bosques são preservados. Até 2018, o Pantanal era considerado o bioma mais preservado do Brasil (IBGE, 2019), mantendo mais de 80% de sua cobertura original (IMASUL, 2018). Contudo, entre 2019 e 2020, o Pantanal passou pelo maior incêndio da sua história. Além da seca, outros fatores podem explicar o fogo descontrolado, como regulamentações ambientais fracas, gestão inadequada do fogo, mudança no uso da terra e comportamento humano.
Iniciativas como a Brigada da Nhecolândia, que atualmente reúne mais de 20 propriedades, mostram que os fazendeiros pantaneiros não apenas se preocupam com o futuro bioma, como também estão se organizando para que situações como os incêndios de 2019-2020 não se repitam.
Por fim, parabenizamos e agradecemos aos fazendeiros Rita, Isabel, Doio da Fazenda Baia das Pedras que têm sido nossos parceiros na jornada pela conservação da biodiversidade, garantindo a segurança dos nossos pesquisadores, o acesso aos animais que monitoramos e dando suporte para nossas pesquisas!