No último dia 6 de dezembro, foi encerrado com sucesso o Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, uma iniciativa conjunta do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Campo Grande, MS. Esse curso, além de ser uma oportunidade para capacitar os professores, teve como objetivo principal impulsionar a transformação das atividades escolares pontuais em práticas ambientais contínuas.
Desde 2022, essa parceria tem proporcionado uma capacitação de quatro meses destinada aos professores, focada na temática da educação ambiental para a conservação da biodiversidade, especialmente com ênfase em duas espécies importantes da fauna brasileira: o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra.
Conduzido de forma híbrida, o curso combinou encontros presenciais com as professoras inscritas, juntamente com sessões remotas realizadas quinzenalmente. A educadora ambiental do ICAS, Andréia Nasser, destacou a diversidade de temas abordados, que incluíram desde a conservação da biodiversidade até o desenvolvimento de projetos de educação ambiental dentro das escolas.
“Uma diferença notável deste ano em relação ao anterior foi a oportunidade de realizar visitas às escolas em 2023 para acompanhar de perto parte dos projetos desenvolvidos pelas professoras. Bárbara Nascimento, estagiária de educação ambiental do ICAS, esteve presente nessas visitas, oferecendo suporte no desenvolvimento desses projetos”, destacou a educadora.
Foram realizados projetos inspiradores e estudos abrangentes sobre o cerrado, envolvendo toda a sua biodiversidade. A professora Patrícia Costa, da E.M Padre José Valentin, compartilhou sua experiência ao conduzir um projeto sobre o Cerrado com seus alunos, proporcionando-lhes uma imersão no bioma por meio de atividades práticas e palestras
“No início percebemos que poucos alunos tinham conhecimento sobre o bioma e, por meio de atividades como a releitura do ipê e a dobradura da borboleta ribeirinha, eles se familiarizaram com o ambiente. Além disso, a palestra realizada em parceria com o ICAS sobre o tamanduá-bandeira contribuiu significativamente para uma compreensão mais profunda da fauna do Cerrado de Mato Grosso do Sul,” disse Patrícia.
No encerramento do curso, todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano foram apresentados, demonstrando o impacto positivo na educação ambiental, valorização e conservação da fauna. Uma dessas iniciativa inspiradoras, foi desenvolvida e apresentada aos demais participantes pela professora, Nathalia Pestana, da EM Professor Aldo de Queiroz, que promoveu um projeto sobre horta agroecológica.
“Além de promover a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, eu acredito que com esse projeto, nós conseguimos mostrar aos estudantes a importância de uma alimentação saudável e que cuidar da saúde e do planeta, é acessível a todos e isso é o mais gratificante”, explicou a professora.
Para o próximo ano, novas turmas serão abertas para o Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade, visando expandir ainda mais essas iniciativas e proporcionar mais aprendizado e conteúdo para os alunos em sala de aula.