Com uma imagem que retrata a soltura de uma tamanduá-bandeira à vida livre no Mato Grosso do Sul, além de finalista do Environmental Photography Award 2024, o fotógrafo brasileiro também está concorrendo em uma categoria que conta com votação popular.
Fernando Faciole, fotógrafo reconhecido por suas extraordinárias imagens da natureza, conquistou uma posição de destaque como finalista no prestigiado Environmental Photography Award 2024. O concurso, que acontecerá no dia 04 de junho, em Mônaco, organizado pela fundação Príncipe Albert II de Mônaco, celebra os mais talentosos artistas visuais que capturam a beleza e a importância do meio ambiente.
Entre as mais de 11 mil fotografias inscritas, a impressionante fotografia, retratando a tamanduá-bandeira “Hanna”, como é chamada pelos pesquisadores do projeto Bandeiras e Rodovias, que monitora o animal no Cerrado de Mato Grosso do Sul (MS), foi selecionada como uma das 36 finalistas.
Essa conquista não apenas consagra a habilidade de Fernando como fotógrafo, mas também lhe garante reconhecimento pelo seu trabalho e a oportunidade de ter a imagem em uma exposição no principado situado no sul da Europa. Além disso, a fotografia está concorrendo na categoria “escolha popular”. A votação estará aberta entre os dias 1 e 14 de abril, e cada voto contribui para aumentar as chances de Fernando e Hanna receberem este merecido reconhecimento.
A fotografia de Fernando retrata o momento emocionante em que, após passar por uma série de exames cardíacos – iniciativa do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), “Hanna” retorna ao seu habitat natural. Este momento crucial foi parte de uma pesquisa inovadora realizada pelo ICAS, visando melhorar o diagnóstico de disfunções cardíacas em tamanduás mantidos sob cuidados humanos. Testemunhada pelo presidente e fundador do ICAS, Arnaud Desbiez, e pelo médico veterinário e parceiro da iniciativa, Rafael Ferraz, a libertação dessa fêmea de tamanduá-bandeira foi um passo importante na proteção destes animais vulneráveis.
Além do reconhecimento em Mônaco, a imagem feita por Fernando será amplamente exposta em um outdoor na cidade e percorrerá outros países, oferecendo uma ampla visibilidade para a fauna brasileira e será imortalizada em um livro que irá reunir as fotografias finalistas da edição de 2024, assegurando sua contribuição à história da conservação da vida selvagem.
SOBRE FERNANDO FACIOLE
Em 2022, Fernando tornou-se o mais jovem e o terceiro brasileiro a ingressar na prestigiosa International League of Conservation Photographers (iLCP), um grupo que representa os mais destacados fotógrafos de conservação do mundo. No mesmo ano, Fernando também conquistou seu primeiro grande prêmio internacional, o Panda Awards no Wildscreen Festival, na categoria História Fotográfica, abrindo portas com editores de destaque da indústria.
Em 2023, Fernando produziu uma cativante história visual licenciada pela National Geographic Global, que destacou a conservação de flamingos na República Dominicana. Em março de 2024, uma das imagens dessa narrativa foi escolhida para a edição de março da revista impressa da National Geographic, tornando Fernando um dos poucos brasileiros a alcançar esse marco.
Documentando diversos projetos no Brasil, na América Latina e na África, Fernando emergiu como uma das principais figuras na fotografia contemporânea de vida selvagem e conservação, tanto no Brasil quanto globalmente.